domingo, julho 03, 2016

PRÉ com (sei) TÔ


Essa semana me deparei sendo PRECONCEITUOSO.


Nunca me senti assim, sei que sou CHATO com alguns CONCEITOS MEUS, porque nascemos e convivemos com as atitudes que nos rodeiam, mas nunca deixei de ser respeitoso com o SER HUMANO.
Ontem no "CRIANÇA ESPERANÇA", programa que acontece uma vez por ano na rede Globo, com finalidade arrecadar fundo financeiro para crianças carentes, teve um trecho falando sobre "Ninguém nasce racista" - e foi lindo ver as crianças sendo crianças no puro ato de OLHAR com um OLHAR de uma criança.
A atitude dela em apenas representar uma frase racista.
Relatos de crianças que sofreram preconceito, pelo simples fato da cor da pele ser outra.

Nem sempre o que vemos nos outros é o que eles são.
Não digo pela pele, mas pelo o que veste, pelo que fala, pelo que vive, acompanha, pelas amizades, lugar que mora, emprego, conta bancária, carro do ano...


CLIQUE AQUI PARA VER O VIDEO



Lembro que tinha eu uns 14 anos, eu fui na 'Conde de Sarzedas' (rua em São Paulo que vende CDs gospel), eu tinha juntado umas moedas e PRECISAVA, com toda urgência de um adolescente de 1 CD da Fernanda Brum e 1 CD do Katsbarnea.

Feliz por ter a grana fui, comprei, comprei lanche pra mim e pro Jonathas (negro com 7 anos) que me acompanhava, compramos um chocolate e quando percebi, gastei o dinheiro da passagem de volta pra casa, nossas opções era passar por debaixo da catraca, ou pedir pra alguém completar o que faltava, acho que precisava de 1 real.

Em plena praça da Sé, lembrando que estavámos bem vestidos, com sacolas de compras (eu adolescente era metido, combinava cor de camiseta com 'all star' e boné) parei um homem de terno e pasta, sim, parei pelo que ele vestia, CLARO QUE ELE TINHA 1 REAL, mas ele disse que não tinha, olhando fundo nos meus olhos e na criança que estava comigo, envergonhado segui.
Parei mais umas 3 pessoas, até que a terceira, era um homem normal, o único que passava naquele momento, última tentativa, ele mancava de uma perna, camiseta não era nova, era limpa mas bem desbotada de muitas lavagens, sem pensar ele tirou o dinheiro do bolso e disse: Mas vão direto pra casa de vocês!
Nós nunca vamos enxergar completamente as pessoas, nem mesmo saber o que elas estão passando em tal momento.
Um morador de rua, um usuário de droga, um homem de terno, todos tem sua própria história, motivo e desejo ou não de viver cada uma delas.
Quando decidi ser um 'VÂNDALO' que cola adesivos por aí, foi sim pra SER UM VÂNDALO SIM, mas UM 'VÂNDOLO DO AMÔ'. 

Com o simples objetivo de espalhar a pureza das 4 frases que vocês já leram aqui:

MAIS AMOR POR AMOR, não por favor.

Se eu fosse você TRATAVA DE SER FELIZ.

Afrouxe o incerto e DEIXE A VIDA ACONTECER.


Juntando elas podemos olhar pra nosso CONCEITO, seja ele um 'Pré ou um 'Pós', olhando a história de cada um, entendo ou não o motivo dos fatos, tendo seu próprio direito de escolha com o peito cheio de RESPEITO PELO PRÓXIMO e ATITUDE DIZER:

 -Ah, VAI SE AMAR!!!

Um beijo, um abraço e um aperto de mão;
AdrianoJS

Nenhum comentário:

Postar um comentário